sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Renascimento e o Meu Renascimento !



Bom, antes de mais nada, quero dividir com leitores,  se é que os tenho ainda e se não os tenho, é como eu disse no meu primeiro post, este era para ser uma espécie de: meu diário eletrônico ... mas ... faz tanto tempo que eu não escrevo, e já tentei recomeçar umas duas vezes, creio que agora eu consiga, talvez não serão todos os dias, muita coisa mudou desde que criei meu blog, minha filha ... ahhh minha filhaaaa .... não tem mais 18 anos, e agora vai ser mamãe, mas isso eu conto depois, o que eu  realmente quero esvrecer é que :


- Primeiro : Hoje estou com vontade de escrever !
- Segundo : Renascimento !


Segundo informações colhidas por mim a alguns minutos atrás em um dos sites muito visitado por sinal e bem conhecido, ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento ) o significado da palavra renascimenro é :


Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.[1] Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem. ( E continua no site oficial ).


Em uma outra página que visitei (http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm )o autor usou uma escrita  muito mais interessante, prazerosa e motivadora e de fácil entendimento :


O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.


A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. ( E continua no site oficial ).


Mas o que o Renascimento tem haver com O Meu Renascimento ?


Tudo. Para alguns renascer seja espiritualmente falando apenas mergulhar em algum tanque batismal de alguma igreja, seja passar por um momento onde quase se perdeu a vida e não se perdeu, seja o nascimento de um filho, seja estar desempregado e de repente começar em um novo emprego, talvez a perda de um ente querido faça alguém renascer para continuar a viver sem este ente, enfim, tudo é renascimento.


Eu Renasci! Sempre pensei que soubesse o valor que minha vida tem para mim mesma e para os meus, até descobrir que na verdade, eu não fazia idéia do que realmente significa Estar Viva!


Hoje sei e quero continuar Viva, por muito tempo. Não tenho mais medo. Tenho dúvidas como qualquer ser humano. Tenho receios. Mas a verdade é que a cada dia sinto-me muito mais segura e sem medo as barreiras que venho enfrentando e que continuarei enfrentando, ainda que desafiadoras, me motivam.


Hoje sei o quanto é preciso eu não olhar apenas para os meus problemas, ou as minhas alegrias e achar que estou viva. Hoje sei que estou Viva por que faço parte desse mundo onde pessoas matam, pessoas destroem, pessoas não se amam mais, ou ainda, onde pessoas lutam pela vida de outros, onde pessoas se dedicam para tentar trazer a cura seja ela espiritual ou fisica, onde pessoas perdem tudo e mesmo não tendo mais nada, dividem o que tem ... enfim ... Eu estou Viva.


Em fevereiro de 2011 eu renasci. E datei isto em meus registros mentais.( meu termo usado pra isso ).


Quando se pensa que é o único(a) a passar por provações e conflitos particulares parece que um caminhão de 300 toneladas caem sobre nossas costas e que até Deus se esquece de nós, porém, quando se confia e se dá Graças a Deus por estas 300 toneladas de carga, ainda que a dor seja extremamente e aparentemente insuportável, a dor é aliviada e o tempo vai passando e o próprio Deus vai nos mostrando que se aprende também com os erros, com a dor, com as enfermidades, com as perdas,  com as decepções, enfim ... é nessa hora que eu hoje chamo de Renascimento.


Assim como na Historia do Renascimento da Europa, onde a posição do homem foi ocupada e mudada, onde a maneira de pensar das pessoas também foram mudando, assim acontece comigo. Diariamente meu comportamento vem amadurecendo, minha capacidade de aceitação vem sendo muito mais prazerosa e até solidária a outros, e principalmente a minha Segurança e Confiança em mim mesma, de tudo aquilo que eu ainda posso fazer, devo fazer e irei fazer para manter-me Viva.


Finalizando quero apenas assim, que tudo possa ser Simples Assim !


Obrigada Amigo Jesus ! Obrigada Minha Família ! Obrigada Amigos !  


Nenhum comentário:

Postar um comentário