sexta-feira, 25 de setembro de 2009

" Cidade de Itapipoca ... Mais real que Nunca e Linda Como eu Imaginava nas Minhas Fantasias " .....


Foto de Itapipoca Antiga.

História da Cidade !!!

Acreditem, eu jamais imaginei que essa cidade existisse de fato !!! Mas isso é uma outra história. Tô surpresa, a cidade é conhecida como a cidade dos três climas, tem até um time de futebol chamado Itapipoca Clube, além de muito lazer, praias, monumentos historicos, serras, lendas, dentre outros. Segue o link postado para alguém que queira conhecer mais da cidade!!! 

Um pouco da Historia de Itapipoca.  

As principais penetrações no território que veio a constituir mais tarde o Município de Itapipoca (ita = pedra, apoc = rebenta), datam de meados do século XVIII, fixando-se Jerônimo de Freitas Guimarães, com outros moradores, no arraial de São José, posteriormente chamado Vila Velha, depois Imperatriz (hoje Araguari).
No ano de 1757, o curato de Acaram, por provisão do Bispo de Pernambuco, D. Francisco Xavier Aranha, é dividido em quatro freguesias. Surge a de Nossa Senhora da Conceição de Amontada, com sede no povoado de São Bento da Ribeira do Aracati, serve-lhe de Matriz a igreja construída por Manoel Gomes do Nascimento. A sede dessa freguesia, em 1846, transfere-se para Imperatriz, já então vila e sede do Município de igual nome.
Nos anos de 1844 a 1850 constroem-se armazéns para a venda de fardos de algodão vindos da serra e destinados à Capital. O intercâmbio comercial atrai novas famílias para o local, principalmente entre os anos de 1860 a 1865 quando o algodão alcança preços altos no mercado exterior.
Em decorrência desses fatores e graças aos esforços de Vicente Xavier de Lima e Antônio de Oliveira, prospera a povoação e, em 1862, a sede do Município é transferida para o núcleo de Itapipoca, elevado a vila com o nome de Imperatriz.
Seis anos depois de instalada a nova vila, para aí se transfere funcionando como matriz, a princípio, a capela de Nossa Senhora das Mercês.

http://www.itapipoca.org/portal/

Sim .... eu vou a Itapipoca um Dia ... Prometo que Vou !!! =/ .... É linda ... como quando eu nem sabia que ela fosse Real ... Não sei se dou muitas gargalhadas aqui sózinha ou se choro por sentir que eu não posso dividir minhas descobertas mais com alguém, a não ser com meu Blog.



2 comentários:

  1. Olá. Como você conheceu Itapipoca? Sou uma Itapipoquense apaixonada pela terra natal. Costumamos dizer que "quem bebe desta água, não esquece jamais". No sentido de que quem nesta terra pisar dela não esquecerá.
    Por Vanda Linhares.

    ResponderExcluir
  2. È realmente uma bela cidade que como diz o seu hino não esqueço as belezas que nascem em tí.....Itapipoca minha terra querida e adorada!

    ResponderExcluir